Fundação de Morungaba

 

As origens de Morungaba remontam ao ano de 1798, segundo informações encontradas no Arquivo do Estado de São Paulo, através dos documentos que possuem os chamados ‘Maços de População’.

Segundo o Historiador Luis Soares de Camargo, na segunda metade do século XVIII, os povos de Atibaia e Bragança decidiram desbravar as terras virgens que havia na redondeza e acabavam demarcando seus pequenos sítios. Conforme seus sítios começavam a se agrupar, acabavam formando pequenos vilarejos, conhecidos por eles de “bairro rural”. Um em especial, nos interessa: o Bairro do Couto, pertencente à Vila de Bragança. Neste bairro que residiam Jerônimo da Rocha Bueno, sua esposa e seus três filhos, pessoas fundamentais na história do município de Morungaba. Em uma busca por uma nova área de cultivo, Jerônimo, tomando o rumo do Rio Jaguari a oeste, se estabeleceu numa terra inexplorada e distante, mas que prometia um grande futuro. Já a partir de inícios do século XIX, o local escolhido pela família passou a ser conhecido como Bairro dos Mansos.

Outros sitiantes vieram e também foram adentrando na mata, até que o Bairro dos Mansos já atingia o local conhecido como Cabras, nos limites de Campinas. No ano de 1830 uma nova reestruturação   das áreas foi feita passando o Bairro dos Mansos ao território de Itatiba, chamado na época de ‘Freguesia do Belém’. Mais tarde, já em meados do século XIX, o antigo Bairro dos Mansos passou a ser conhecido como “Barra Mansa” e, posteriormente, como Conceição de Barra Mansa. Com a chegada da cultura do café, a partir de 1850, a localidade foi complementada com a vinda dos imigrantes italianos entre 1880 e 1890. E foi em 1891 que o antigo Bairro dos Mansos seria elevado para a categoria de Distrito do município de Itatiba com o nome de Conceição de Barra Mansa. Um problema teve inicio com o nome devido à existência de outras cidades homônimas, como Barra Mansa no Rio de Janeiro. Isto acarretou na decisão de mudar o nome da localidade, que em 1919, por sugestão das maiores famílias ali residentes: O futuro município passaria a se chamar Murungaba. A emancipação política só se tornaria realidade em 1963, sendo realizado um plebiscito em que a maioria absoluta dos moradores votou pelo ‘Sim’, a favor da separação. Sendo assim, por meio da Lei Estadual nº. 8.092, de 01/01/1964, foi criado o município de Morungaba, passando a realizar sua primeira eleição municipal a 07 de março de 1965, nomeando o Sr. Lúcio Roque Flaibam, o primeiro prefeito do município paulista.

Colaboração: Felipe Rasmussen Consolim

Previsão do Tempo