Pastoral da Criança 

A Pastoral da Criança, mundialmente conhecida por sua ação humanitária, está retomando suas atividades em nossa cidade. Quem nos traz mais informações sobre esse assunto é a coordenadora da Pastoral na cidade, Irmã Cristina, da Congregação Servas da Caridade: “A Pastoral da Criança nasceu em 1983, no município de Florestópolis (PR), através da Dra. Zilda Arns Neumann e da colaboração das Servas da Caridade. É uma Pastoral que tem como objetivo desenvolver uma série de ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania em favor da gestante e do desenvolvimento integral da criança.

Os familiares das crianças acompanhadas, especialmente as mães, aprendem a valorizar e a trabalhar com vigilância nutricional, a identificar problemas de desnutrição, fortalecer o aleitamento materno, alimentação enriquecida, controle de doenças respiratórias e diarréias, uso do soro caseiro, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e de acidentes domésticos, além de outras ações que propiciam condições saudáveis para o desenvolvimento da criança.

As principais atividades são conduzidas por agentes (líderes) preparados por meio de vários encontros de formação. Entre elas, destacam-se as visitas mensais às famílias acompanhadas,

O Dia da Celebração da Vida, como é denominado o dia do mês em que se reúnem com as mães para pesar as crianças e celebrar as conquistas, e as reuniões de reflexão e avaliação, para a troca de experiências e avaliação do trabalho.

Estamos confiantes de que os frutos desse trabalho serão colhidos de maneira significativa e positiva em nossa comunidade, pois creio que todo cristão que é chamado a semear deve ter confiança e esperança de que a semente germine, não importa o tempo que vai levar e quem vai colher, mas é preciso semear com alegria, entusiasmo e fé.

Pretendemos dar continuidade a essa belíssima missão iniciada há um tempo com o senhor Armando, com a saudosa Fátima e tantas outras pessoas que se dedicaram  a essa missão.”

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundancia.” (Jo 10,10)

 

Previsão do Tempo