São Judas, Semana Santa

Na Comunidade São Judas Tadeu o missionário foi Marcelo F. Gonçalves de Oliveira, de Passos- MG. Durante sua permanência sentiu-se em casa, com o acolhimento fraterno do casal Sr. Luís e Sra. Madalena

As celebrações foram repletas de emoção e louvor, todas  enriquecedoras, especialmente a celebração penitencial da quarta-feira, muito marcante , pois os fiéis puderam lavar as mãos simbolizando a libertação dos pecados, e a do Sábado Santo que foi uma grande benção .

Segundo a coordenadora Guiomar, “A Semana Santa foi realmente Santa”,  deixou transparecer a essência verdadeira que é a comunhão entre os irmãos e Cristo. Toda a comunidade se envolveu e se dedicou, contribuindo para que tudo transcorresse bem.

Por: Luciana Duarte Flaibam

História da comunidade São Judas 

A devoção das pessoas que formam a comunidade São Judas Tadeu, existe há muitos anos, pois já nos tempos mais remotos este santo era aclamado e venerado pelos moradores locais. E certamente vai continuar intercedendo pelos moradores dos bairros Barra Mansa, Brumado II, Jardim Amélia e sítios adjacentes, que além do Brumado, que também estão inseridos nesta comunidade.      

Quando o Padre Pio veio à nossa cidade, conheceu um grupo de fiéis que sempre procurou levar de alguma forma a espiritualidade através da oração do terço, das novenas, dos círculos bíblicos e das meditações quaresmais. Ficou muito feliz com a fé destas pessoas, mas em uma caminhada a pé do centro da cidade ao Bairro Brumado percebeu a necessidade de celebrar todos os domingos a Santa Missa por lá, pois considerou que a Matriz estava longe para o povo buscar e viver sua espiritualidade. Então, passou a celebrar missas no pátio da EMEF "Maria Aparecida Teixeira Massarente" e posteriormente no Centro de Lazer. Este fato se deu por volta de cinco anos atrás.

Com a chegada do Padre Vitório, e com um grande desejo da Comunidade São Judas de possuir sua própria igreja, em 2009 teve início a construção do templo que será dedicado ao santo.

A comunidade foi reorganizada e elegeu a senhora Guiomar Borse como coordenadora e a Silene como representante da equipe da liturgia. Na comunidade de São Judas também há a catequese para as crianças e jovens, a Pastoral da Criança, a Pastoral da Saúde, o Grupo de Evangelização nos Bairros (COMIPA) e também a realização da Semana Santa, sempre com a ajuda de missionários.

São Judas Tadeu foi um dos doze apóstolos de Jesus. Também é conhecido por outros nomes: Judas Tadeus, Judas Lebeus e Judas, irmão de Tiago. Ele também é conhecido como São Tadeu, e não deve ser confundido com Judas Iscariotes, também outro apóstolo, mas que traiu Jesus. É o santo patrono das causas desesperadas e das causas perdidas.

Segundo Lúcia Bernadete Machado Nogueira, integrante da Comunidade São Judas: “a comunidade São Judas procura manter viva a chama e, mesmo ainda sem a igreja pronta, cuidamos de todos os detalhes como ornamentação do espaço litúrgico, secretaria, música e tudo o mais. Todos juntos formando o Corpo de Cristo aqui na nossa comunidade. Queremos também destacar a importância do nosso Padre Vitório na nossa história que veio e abraçou o desafio que parecia impossível, pois não tínhamos mais esperança de encontrar o terreno para a construção desta igreja, já presente através de cada um de nós. Como ele mesmo disse em uma missa celebrada aqui: “O Espírito Santo mostrará onde será construída essa igreja”, e assim aconteceu.

Louvamos a Deus em primeiro lugar porque Ele é fiel, e pelo servo que Ele enviou para nos ajudar a realizar tudo isso. Temos aqui em nossa comunidade o compromisso de colocar sempre em nossas intenções particulares a vida e missão do Padre Vitório”.

Por Felipe Rasmussen Consolim

 

São Judas, Semana Santa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Previsão do Tempo