São Benedito

História da capela São Benedito 

Texto extraído da apostila da Professora D. Maria Diloca Ferraz Sangiorgi, de 1962:

O Senhor João Rodrigues Leme conhecido como João da Venda foi o doador do terreno onde está localizada a Igreja Matriz de Morungaba. Ofereceu também a Igreja, vários terrenos próximos ao Ribeirão dos Mansos e também uma área onde hoje está localizado o cemitério. Na área perto ao ribeirão foi construída a capela de São Benedito, terreno também doado por este senhor.

No ano de 1895 estava sendo projetada uma nova igreja, futuramente a Matriz, com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, vinda do Porto em 1889.  O povo de Conceição de Barra Mansa, como era o nome de Morungaba naquela época, era devoto de Nossa Senhora e de São Benedito, e desejava a todo custo uma imagem deste santo milagroso para ser levado em procissões. Nesta época o reverendo Padre Pedro vinha de Amparo para celebrar a Santa Missa e administrar os sacramentos. Não tendo uma imagem de São Benedito e muito difícil mandar buscar em São Paulo uma pronta, ele e o senhor Benedito de Castro Ferraz tiveram a ideia de transformar uma imagem de Santo Antonio na imagem de São Benedito. Com as mais santas das intenções e com o coração cheio de fé chamaram o Senhor Emídio Amadi, que era carpinteiro, para fazer uma armação de madeira onde colocaram o busto de Santo Antonio. O Padre Pedro e o Seu José Benedito pintaram a imagem de preto, fizeram o hábito e colocaram “São Benedito” no altar. O povo ficou contentíssimo; tempos depois D. Eliza Ferraz Sangiorgi mandou buscar em São Paulo a imagem verdadeira de São Benedito, onde construíram a capela que se encontra até hoje.

Posteriormente, as terras vizinhas à capela de São Benedito passaram a pertencer aos irmãos Meneguim – senhores José, António Ádamo, Davide, Ádamo e Deonísio Davide, na época em que o atual Bairro São Benedito ainda se chamava ‘Bairro Pico Alto’. Tempos mais tarde, a família Meneguim vendeu parte dos terrenos para o Senhor Pedro Dedim.

O costume de realizar-se a festa de São Benedito no dia 13 de maioé especial, a data foi escolhida pelos ex escravos depois da Lei Áurea, relembrando a libertação dos escravos no Brasil. Foi uma demonstração de carinho e devoção ao Santo negro.

Pesquisador: Felipe Rasmussen Consolin

 

Centenário da Capela São Benedito

23/05/2012 10:43
As comemorações do centenário da capela de São Benedito tiveram início no dia 11 de agosto de 2010, dia este em que se completava cem anos do início das atividades de missas, crimas, comunhões e festejos em geral no espaço que, naquela época, abrigava uma pequena gruta dedicada ao santo. Com...

Previsão do Tempo