EM BREVE TEREMOS AS IMAGENS DA FESTA. AGUARDEM!

Tríduo e Festa em Louvor a Santa Clara

De 09 a 12 de Agosto 2012 ocorreu a tradicional Festa em Louvor a Santa Clara, no Bairro Parque das Estâncias, onde o tema principal foi Santa Clara a Mulher da Eucaristia!

A parte religiosa iniciou-se na Quinta-Feira, dia 09, com o primeiro dia do Tríduo e terminou no Sábado, dia 11, dia oficial de Santa Clara, onde a comunidade apresentou uma homenagem a Irmã Marcelina, a qual teve um papel importante para a construção da Igreja no bairro. Também fez parte da homenagem, o Coral das Crianças da Catequese do bairro, que cantou durante a missa ao comando de Celso Martins. No Domingo dia 12, ocorreu a Santa Missa em homenagem aos pais e após a procissão em Louvor a Santa Clara pelas ruas do bairro encerrando com a tradicional entrega dos pãezinhos de Santa Clara.

Como é de costume a parte social da festa pôde contar com barracas para diversão de toda a família como a tradicional pescaria, roleta e o bingo que na sexta-feira teve público recorde com o bingão que ofereceu prêmios convidativos nesse ano. Teve também pipoca e barracas de cachorro-quente, pastel, churrasco, pernil e como novidade a porção de frango com polenta. Esse ano a festa teve uma mudança significativa para nós católicos, não foi colocada a venda nenhum tipo de bebida alcoólica.

Outra mudança muito elogiada foi o estilo de música apresentado para os presentes na festa. Além de um DJ de músicas católicas, no Sábado, o grupo Maranatha fez uma bonita apresentação e contou com os jovens para animação do público. No Domingo, a apresentação após a procissão emocionou os presentes com a dupla de grande talento de nossa cidade Alexandre e Célia Claro, e após, para encerramento da festa, foi a vez da banda Áquila, de Itatiba.

Esse exemplo de festa nos mostrou o quanto é possível sermos felizes com as coisas boas e simples da vida, que todos nós somos capazes de aceitar as mudanças e ao final ver que tudo isso é a vontade de Deus tocando nos corações das pessoas.

Foi uma bela festa para toda a família!

Colaboração: Comunidade Santa Clara

 

História da comunidade Santa Clara 

No ano de 1985 as primeiras famílias instalaram-se no local que hoje tornou-se um grande bairro, o Parque das Estâncias. A comunidade se desenvolveu bastante e as missas eram celebradas na escola do bairro, fazendo sentir a necessidade de um lugar mais apropriado, nascia o desejo e o sonho da construção de uma capela.

Em 2006, com a compra e a regularização do lote, em um local de destaque no bairro, o coração dos moradores se animou.

Assim, com muita firmeza e determinação, esta obra foi ganhando sua beleza arquitetônica: acabamentos, pinturas internas, presbitério, capela do Santíssimo, capela do Batismo, vitrais, escadaria principal, lateral, torre, vitrais, peças marmóreas: tudo que se pode hoje contemplar subindo a Rua Francisco Rossetti.

     A Irmã Marcelina e Chiara

Na história desta comunidade é preciso destacar duas personagens muito especiais: a Irmã Marcelina e sua sobrinha Chiara.

A Irmã Marcelina, que passou 45 anos semeando Fé, Esperança e Caridade em terra brasileira. Foi uma alma generosa, grata; de personalidade forte, decidida, criativa e delicada até aos pormenores. Viveu na Comunidade de Morungaba 11 anos, e nos últimos oito anos de sua vida dedicou-se com esmero na formação e no crescimento da Comunidade Santa Clara.

Chiara Capelli (Clara), primeira filha de uma sobrinha de Ir. Marcelina, era uma adolescente italiana, nasceu em 10 de abril de 1990 e vou para o céu em 05 de fevereiro de 2006. De caráter alegre e vivaz, aberta à vida, delicada e gentil com todos: familiares e amigos; todos que a encontrassem podiam experimentar a riqueza de sua alma. Muito afeiçoada à Ir. Marcelina já tinha se proposto passar um período no Brasil, promessa que os pais tinham-lhe garantido para o verão de 2006 quando a tia regressaria ao Brasil após sua normal permanência na Itália. O futuro, entretanto, se desdobrava de maneira diferente; e aos 05 de fevereiro sua vida foi ceifada num acidente provocado por um carro que transitava em alta velocidade em sentido oposto ao caminho do carro da família

Em sua grande dor os pais manifestaram a todos que quisessem participar de seu sofrimento, o desejo de perpetuar a lembrança de Chiara com uma obra em prol da missão de Ir. Marcelina oferecendo, em lugar de flores, o valor correspondente em dinheiro. Enviado para o Brasil o valor arrecadado correspondia ao valor da compra do terreno para a igreja.

A comunidade informada desta doação sentiu-se grata para com a família e para manifestar sua gratidão, acolheu a sugestão de dedicar a capela a Santa Clara

Colaboração Irmã Luciana Ceretti

    

       À esquerda a Ir Marcelina e à direitao a jovem Chiara

 

Santa Clara, a Semana Santa

Na Comunidade Santa Clara antecedendo a Semana Santa houve a confissão comunitária  e a via sacra.

O missionário Reginaldo foi quem atendeu a comunidade, acolhido com todo carinho pelo casal Sr. Aderiu e Sra. Nanci.

A missa de Domingo de Ramos foi com o Pe. Júnior, o missionário Reginaldo realizou  celebrações na segunda e terça-feira. Na quarta  o grupo de oração  com a participação do missionário no momento da palavra e reflexão. Na quinta-feira a celebração de lava pés foi uma  benção com jovens da crisma e da catequese

Na sexta a comunidade participou das celebrações na matriz propiciando momentos de convivência. Sábado à noite, novamente fomos prestigiados com a presença do Pe. Júnior na missa do Fogo Novo e no domingo pela manhã, encerrando a semana santa, o missionário Reginaldo celebrou a missa de Cristo ressuscitado.

Todos se esforçaram para que tudo transcorresse de forma especial e  o resultado se pode sentir no amadurecimento espiritual.

Por: Thais P. Frare de Godoy

Santa Clara, Semana Santa

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Previsão do Tempo