Pe.Adnan 


Nascido em Morungaba no dia 30 de setembro de 1976, Adinam Roniere da Silva, trilhou um longo caminho para chegar à sua vocação. Quando criança gostava de brincar com carrinhos e videogame e foi um adolescente típico; gostava de sair com os amigos – alguns em especial, como a Sheila, Adilson, Josias, Edi Carlos, Doralice e Paulo, entre outros – teve também algumas namoradinhas e era bastante questionador, mas sempre gostou de estudar e chegou a comentar seu interesse em tornar-se policial.

Após receber o sacramento da Crisma participou das atividades da comunidade como catequista. Logo se juntou a renovação carismática, pregando, fazendo teatros e assumindo também a liderança do grupo nos trabalhos com a juventude. A partir desta caminhada, acabou conhecendo os responsáveis do Instituto Esperança e Vida na cidade de Campinas, que trabalha com portadores de HIV, e com vinte e um anos mudou-se para Campinas como voluntário desta instituição, permanecendo por um ano.

Por esta época o chamado de Deus já despontava, e neste sentido as Servas da Caridade desempenharam um papel fundamental, ajudando-o e oferecendo orientação na busca por discernimento e direcionamento em sua formação. Procurou a comunidade de vida Alfa e Omega (Matão–SP), onde iniciou sua vida consagrada dedicando-se a várias atividades, como formador, pregador e missionário. Aí vivia inteiramente da Providencia Divina, o que comiam provinha de doações e até mesmo aquilo que vestiam era ganho, nada era dele, simplesmente eram “Tottus Tus” (todo teu – de Deus), foi entre estas experiências que sentiu o chamado de sua vocação sacerdotal de forma definitiva, indo então para o Seminário Sagrado Coração de Jesus na cidade de Marília no ano de 2002, e identificando-se com o trabalho diocesano desvinculou-se da “Alfa e Omega” para exercer mais livremente um trabalho junto às pastorais, oferecendo apoio nas necessidades espirituais e sociais da comunidade local.

Não podemos deixar de mencionar nosso querido Pe. Alípio, que é lembrado por seu testemunho de fé e de oração, diz o Pe. Adinam: “Todas as vezes que ia à casa do padre, ele estava rezando o terço”. Um dos pontos que destacamos na espiritualidade de Adinam é sua devoção por São João da Cruz que sempre foi um referencial em sua vida no tocante a mística e vivencia de fé.

Em 2008, ordenou-se Diácono (aquele que serve a Deus) declarando o seguinte desejo: – “Fiat voluntas tua”, disposto a fazer a vontade de Deus em sua vida. No ano de 2009, tonou-se Sacerdote da Igreja, tendo sido ordenado no dia 20 de dezembro em Bauru, muito alegre devido ao fato e também pela presença de muitos amigos desta cidade e de seus familiares.

Hoje podemos saber que, como ele mesmo diz: “do meio de nós ele foi tirado, para servir a nós mesmos”, e registramos o testemunho colhido junto à sua mãe D. Regina que nos relatou as emoções despertadas em seu coração pelas escolhas de seu filho, que o levaram passo-a-passo até a entrega de sua vida a Deus.

“Na época em que a sua vocação se tornava mais clara, chegamos a nos assustar, sentindo a insegurança normal diante das decisões radicais, corajosas e definitivas. A preocupação tomou conta do meu coração, que aos poucos encontrou a paz ao perceber ele estava feliz. Ao vê-lo celebrando a Santa Missa as emoções foram tão intensas que se confundiam em um misto de admiração e alegria, juntamente com algo de entrega e separação, mas, sobretudo, de gratidão a Deus por sua vocação e honra em tê-lo como meu filho.”

No primeiro domingo de janeiro de 2010 o Pe. Adinam celebrou a Santa Missa na igreja Matriz, diante de toda a comunidade que o viu crescer.

Autor: Alissom *com trechos colhidos por depoimento junto à sua mãe Regina.

Previsão do Tempo