Intercessores 

Intercessores (terço dos homens): É um grupo formado apenas por homens que robustecem através de Maria e da oração do terço a fé em Jesus Cristo. O grupo dos Intercessores (Terço dos Homens) reúne-se diariamente para a  do reza do Terço às 14h00 na Matriz.

No dia 1º de outubro de 1999, um grupo de senhores se reuniu na Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, pela primeira vez, com o objetivo de fazer a oração do rosário juntos, diante do Santíssimo. Fizeram o mesmo durante o mês inteiro e a atividade persiste diariamente até hoje, completando quase dez anos.

Não se sabe ao certo quem deu nome ao grupo, mas com o passar do tempo eles ficaram conhecidos como Os Intercessores, porque apresentam diante de Jesus os pedidos e agradecimentos das pessoas próximas, da comunidade e daqueles que lhes pedem que rezem por alguma intenção especial. Rezam também pelos doentes e por suas intenções particulares. Os integrantes não têm relação direta com outras pastorais ou movimentos, mas vários destes senhores, habituados à oração, participam também de outras atividades na comunidade.

Embora a participação seja essencialmente masculina, Os Intercessores se mantém aberto a receber todos os que queiram rezar com eles. Nos dias de hoje, entretanto, a dificuldade está justamente em encontrar pessoas dispostas a assumirem um compromisso com a oração, pois outras atividades acabam sendo priorizadas e a falta de tempo torna-se o maior dos empecilhos.

Quando questionados sobre a origem desta força e desta fé que os estimula e sobre qual seria o caminho para despertar nos jovens este amor pela oração, em especial pelo rosário, a resposta é simples, mas, ao mesmo tempo, verdadeira e profunda: “a educação religiosa da criança é muito importante, aprendemos com nossos pais a confiar na oração e nenhum obstáculo ou dificuldade apagou isto de dentro de nós”. Os senhores afirmam que a oração feita em casa, para quem não pode vir até a igreja durante a semana, também é muito boa, mas a oração em grupo é mais fácil e mais completa. De fato, Jesus disse: ”Quando dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles” (Mt 18,20). Deste modo, rezar o terço em grupo é mais agradável e elimina a sensação de monotonia ou rotina, contribuindo para a perseverança.

Fica registrada a satisfação da comunidade em testemunhar a fidelidade destes senhores à oração do terço. Eles dão um grande exemplo de persistência, pois ainda que os compromissos cotidianos os impeça de reunir o grupo completo, revezam-se na realização deste bonito encontro de oração.

Colaboração: Lílian Tombi

 

Previsão do Tempo